As vendas no comércio varejista cresceram 0,6% em setembro na comparação com agosto, representando a quinta taxa positiva consecutiva desde maio. Os dados são da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada nesta quarta-feira, 11, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Apesar de reportar avanço no varejo brasileiro, o resultado de setembro indica uma desaceleração em relação às altas dos meses anteriores.
Por outro lado, na comparação com o mesmo período de 2019, o comércio apresentou uma expansão de 7,3%.
Contudo, as leituras mensal e anual vieram abaixo do esperado pelo consenso Bloomberg. A expectativa era que as vendas no varejo subissem 1,4% e 8,4%, respectivamente.
“Trata-se de uma diminuição do ritmo de crescimento nos volumes do varejo nacional. A desaceleração é natural e representa uma acomodação, porque as quedas de março e abril foram muito expressivas, o que fez com que os meses seguintes de recuperação também tivessem altas intensas. A desaceleração é como se a série estivesse voltando à normalidade”, destaca Cristiano Santos, gerente da pesquisa.
Já no varejo ampliado, ou seja, considerando veículos, motos, partes e peças e material de construção, o volume de vendas avançou 1,2% frente ao mês anterior. O resultado também representa a quinta taxa positiva seguida.
Comentarios