VALEMOBI prepara sua Corretora para Prevenção à Lavagem de Dinheiro
O Ofício 068/2015 da BM&FBovespa faz referência ao PQO - Programa de Qualificação Operacional - e trata da adequação das corretoras as regras do Banco Central, Comissão de Valores Mobiliários e regras da BM&FBovespa que estão diretamente relacionadas a Prevenção à Lavagem de Dinheiro (PLD).
“O Participante deve adotar e implementar regras, procedimentos e controles internos que viabilizem a fiel observância das disposições previstas na regulamentação vigente sobre prevenção à lavagem de dinheiro.”
A Valemobi possui e disponibiliza o módulo de Prevenção à Lavagem de Dinheiro (PLD) em sua solução. A solução controla e mantém os registros das análises e as conclusões por tempo indefinido. O Participante deve monitorar todas as operações e ofertas por ele intermediadas, com o propósito de identificar, avaliar, registrar, coibir e comunicar, pelo menos ao diretor responsável, as situações definidas na regulamentação vigente como Práticas Abusivas.
A Valemobi confere segurança e agilidade operacional para sua corretora monitorando através da Prevenção à Lavagem de Dinheiro (PLD) os principais temas abaixo:
Monitorar todos os pagamentos e recebimentos entre o Participante e seus Clientes;
Monitorar operações cujos valores se afigurem objetivamente incompatíveis com a ocupação profissional, os rendimentos e/ou a situação patrimonial ou financeira de qualquer das partes envolvidas, tomando-se por base as informações cadastrais respectivas;
Monitorar operações realizadas entre as mesmas partes ou em benefício das mesmas partes, nas quais haja seguidos ganhos ou perdas no que se refere a algum dos envolvidos;
Monitorar operações que evidenciem oscilação significativa em relação ao volume e/ou à frequência de negócios de qualquer das partes envolvidas;
Monitorar operações que evidenciem mudança repentina e objetivamente injustificada relativamente às modalidades operacionais usualmente utilizadas pelo(s) envolvido(s);
Monitorar operações realizadas com a finalidade de gerar perda ou ganho para as quais falte, objetivamente, fundamento econômico;
Monitorar operações cujo grau de complexidade e risco se afigure incompatível com a qualificação técnica do cliente ou de seu representante;
Monitorar depósitos ou transferências realizadas por terceiros, para a liquidação de operações de cliente ou para a prestação de garantia de operações nos mercados de liquidação futura.
O Módulo ainda possui ferramentas que auxiliam no gerenciamento de ocorrências:
Cadastro de Clientes em Black List, permitindo o monitoramento específico desses clientes, em todas as suas operações;
Cadastro manual de ocorrências, onde o participante pode cadastrar evidências ao detectar atividade irregular de um cliente;
Gerenciamento de Denúncias, onde o participante poderá marcar as ocorrências que serão enviadas aos orgãos reguladores;
Consulta de Custódia por Ativos. Monitorar todos os clientes que possuem posição em um Ativo ou Mercado específico;
Parametrização das ocorrências. Todos os tipos de ocorrência são facilmente parametrizados pelo participante, conforme necessidade específica. Todas as alterações são registradas, garantindo total segurança para a corretora.
Para receber a apresentação do sistema entre em contato com um de nossos representantes pelo e-mail contato@valemobi.com.br , telefone (011)3024-8080, Twitter, LinkedIn ou Facebook. Será um prazer atendê-lo.
Comments