O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou nessa sexta-feira o resultado do PIB do 2º trimestre de 2015, indicando queda de -1,9%, indicando uma recessão técnica, quando dois trimestres seguidos são de queda.
Analistas esperavam por uma queda entre -1,4% e -1,9%. 18 instituições ouvidas pelo Valor Data, a expectativa era de uma retração de -1,7% no trimestre e -2% no ano. Em comparação ao mesmo trimestre do mês passado, a queda foi de -2,6%. Já nos quatro últimos trimestres em relação aos 4 anteriores, a queda foi de -1,2%.
O resultado do PIB do 1º trimestre foi divulgado anteriormente em queda de -0,2%, mas foi revisada para -0,7%, constituindo uma recessão técnica.
Setores mais afetados
Os principais setores caíram na comparação com o trimestre anterior, exceto o consumo do governo, com leve alta de 0,7%. Já o consumo das famílias caiu -0,02%, pelo segundo trimestre seguido.
O setor menos afetado no 2º trimestre foi o de Serviços, caindo -0,7%, o mais afetado foi a Indústria, recuando -4,3% e a Agropecuária, com queda de -2,7%. O subsetor da Indústria mais afetado foi o de Construção Civil, caindo -8,4%.
Comentários