Ibovespa teve alta de 1,01% nessa segunda-feira com 53.119 pontos, influenciada por notícias do exterior que animou o mercado. Na Grécia, foi fechado acordo entre os ministros da Zona do Euro e o primeiro-ministro Alexis Tsipras, em que aceita as austeridades em troca de resgate e crescimento econômico do país, agora o mercado aguarda pela votação no Parlamento. Outra notícia também do exterior que animou principalmente os investidores da Vale, partiu da economia asiática, a China divulgou seu número de exportações de junho, apresentando um aumento de 2,8%, mais do que o esperado por analistas.
IBOVESPA SEGUE ANDAMENTO DE BOLSAS INTERNACIONAIS - VALEBROKER
A Gol Companhias Aéreas (GOLL4), além da boa notícia grega, também contou com fator que acentuou a valorização do papel, a companhia comunicou aumento de capital em US$ 146 milhões, por meio de aportes do acionista controlador, da família Constantino, e da Delta Airlines. O papel da companhia liderou o ranking com 15,37%.
A Vale que recebeu com entusiasmo a notícia da China, também contou com a fala do diretor da companhia, Peter Poppinga, de que a empresa espera reduzir sua produção entre 25 e 30 milhões de toneladas ao ano. A notícia, segundo analistas do Credit Suisse e BTG Pactual foi mal interpretada. Logo após a alta acentuada, a empresa arquivou comunicado na CVM de que manteria sua produção inalterada. Mesmo após o comunicado, o papel manteve a valorização em seus dois papeis, subindo 8,11% nas ordinárias (VALE3) e 6,59% nas preferenciais (VALE5). Também figuraram o ranking de maiores altas Sid Nacional (CSNA3) com crescimento de 7,05%, seguida de Pão de Açucar (PCAR4) com 6,58%.
O volume total negociado no Ibovespa foi de R$ 4,27 bilhões. Conforme nosso indicador “ΔVolume IBOV”, as empresas que mais negociaram em relação ao seu próprio volume foram Gol com 465%, as ações ordinárias da Vale com 247%, Smiles (SMLE3) com 217%, as preferenciais da Vale com 208% e Sid Nacional com 206%.
Comments