top of page
Valemobi

Federal Reserve zera juros em novo corte emergencial

O Federal Reserve (banco central americano) anunciou na noite de ontem, 15, mais outro corte na taxa básica de juros dos Estados Unidos. A segunda medida emergencial antecipou um esperado corte de juros na próxima reunião da autarquia monetária, marcada para a próxima quarta-feira.


Agora a taxa básica de juros do país está entre 0% e 0,25% ao ano. Há duas semana, o banco também tinha cortado os juros americanos para entre 1% e 1,25% ao ano.


Além disso, o Fed também anunciou um programa de recompra de títulos públicos e papéis lastreados em hipotecas, da ordem de R$ 700 bilhões. O intuito é diminuir os abalos econômicos caudados pela pandemia do coronavírus.


"O surto de coronavírus prejudicou comunidades e interrompeu a atividade econômica em muitos países, incluindo os Estados Unidos”, afirmou a autarquia monetária em nota. “O Federal Reserve está preparado para usar toda a sua gama de ferramentas para apoiar o fluxo de crédito para famílias e empresas”.


Para Jerome Powell, presidente do Fed, a instituição pretende manter juro zero até a economia reagir. “Antecipamos a agenda desta semana (Fomc), objetivo é garantir bom funcionamento do mercado", disse em entrevista coletiva.


Comments


bottom of page