O número de pessoas desempregadas chegou ao patamar de 14,1 milhões no trimestre encerrado em outubro deste ano. Em relação aos três meses imediatamente anteriores, houve um aumento de 7,1%, o que representa 931 mil pessoas a mais em busca de uma vaga de trabalho.
Os dados fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgada na última terça-feira, 29, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Dessa forma, a taxa de desocupação ficou em 14,3%, um avanço de 0,5 ponto percentual em relação à leitura do trimestre anterior.
Apesar de a expansão, o número veio melhor do que o esperado por analistas da Refinitiv, que projetavam alta de 14,7%.
Segundo o IBGE, além do aumento no número de pessoas à procura de emprego, também houve crescimento de 2,8% na população ocupada, que chegou ao nível de 84,3 milhões de brasileiros.
“Esse cenário pode estar relacionado a uma recomposição, ao retorno das pessoas que estavam em afastamento. Nesse trimestre percebemos uma redução da população fora da força de trabalho e isso pode ter refletido no aumento de pessoas sendo absorvidas pelo mercado de trabalho e também no crescimento da procura por trabalho”, explica a analista da pesquisa Adriana Beringuy.
Para ler o estudo na íntegra do IBGE, clique aqui.
Comments