O presidente do Banco Central da Turquia, Naci Agbal, foi substituído pelo economista e político Sahap Kavcioglu, de acordo com o decreto presidencial. O ex-ministro das Finanças ocupava o cargo desde novembro de 2020, quando foi nomeado pelo chefe de Estado Recep Tayyip Erdogan.
A troca foi anunciada logo após o BC divulgar o aumento da taxa de juros do país, para 19%, a fim de conter a inflação, que avançou 15,6% no mês passado.
Vale destacar que Erdogan se opõe a taxas de juros altas, por considerar que isso aumenta a inflação. Com isso, Kavcioglu será o quarto presidente do banco central turco desde julho de 2019.
O mercado não reagiu bem à notícia da demissão de Agbal. Na manhã desta segunda-feira, 22, o índice da Bolsa de Istambul caiu mais de 8%, chegando a ativar circuit breaker – mecanismo que interrompe a negociação do mercado por determinado tempo em períodos de extrema volatilidade.
De acordo com a agência Bloomberg, a lira chegou a cair quase 15%, enquanto os rendimentos dos títulos da Turquia em moeda local e em dólar dispararam.
A turbulência está atrelada à preocupação de que a troca de presidentes da autarquia monetária marque o fim de um período de ortodoxia política que melhorou brevemente o desempenho da lira após a queda de 20% em 2020.
Comments