Mesmo ensaiando ganhos de mais de 2% na véspera, o principal índice da bolsa brasileira, o Ibovespa, perdeu força após a vinculação da notícia de que o governo federal aumentaria a Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL) dos bancos.
Essa medida, de acordo com agências de notícias, tem como objetivo compensar a desoneração do diesel e do gás de cozinha – um entrave que já vem mexendo com as estatais na B3 há algum tempo.
Depois do fechamento do mercado na última segunda-feira (1º), a Medida Provisória (MP) que aumentará a CSLL foi oficialmente editada pelo Diário Oficial da União, o que deve refletir fortemente nas decisões dos investidores.
Não para por aí...
Não é de hoje que o presidente Jair Bolsonaro vem criticando algumas medidas impostas pela Petrobras – os papéis da estatal chegaram a derreter mais de 20% no dia 22 de fevereiro, após o governo federal anunciar a indicação do general Joaquim Silva e Luna para substituir Roberto Castello Branco na presidência da companhia.
Contudo, mesmo com esse clima de tensão com o governo federal, a Petrobras anunciou uma nova alta nos preços dos combustíveis. O valor da gasolina e do diesel deve subir até 5% nas refinarias a partir de hoje.
Com isso, a gasolina passa a ser vendida para distribuidores pelo preço de R$ 2,60 por litro e o diesel a R$ 2,71 por litro.
Comments