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A avaliação de desempenho é um processo focado no reconhecimento e desenvolvimento dos colaboradores e líderes, sendo um ponto muito importante para o fortalecimento da cultura da VM.
A metodologia 180º é composta pela autoavaliação, avaliação liderado/líder e avaliação líder/liderado, representando um ciclo de grande aprendizado para todos da empresa, no sentido de melhoria contínua e análise do desempenho por diferentes percepções.
ETAPAS DA AVALIAÇÃO:
AVALIAÇÕES
17.01 - 24.01
-
Autoavaliação
-
Avaliação do Líder/Liderado
-
Avaliação do Liderado/ Líder
COMITÊS ÁREAS/EMPRESA
31.01 - 11.02
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Definição da nota por área (Gestão + Head)
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Head + Diretoria
FEEDBACK
Inicio 21.02
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Feedback individual
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Agendamento de 1:1
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Planejamento de PDI
ELEGIBILIDADE
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Acima de um mês de casa.
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Maior ou igual a 3 meses de casa, será computado para os programas de incentivo
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Os estagiários não serão avaliados neste ciclo
AVALIAÇÕES
180º
AUTOAVALIAÇÃO
A autoavaliação é o processo de se conhecer e avaliar seu desempenho, entregas e relacionamento.
Faz parte do desenvolvimento reconhecer pontos fortes e de melhoria.
AVALIAÇÃO LÍDER > LIDERADOS
O gestor avaliará sua equipe de forma individual, considerando o período de 6 meses anteriores à avaliação.
Este processo é de extrema relevância, tanto para o desenvolvimento dos liderados quanto do líder, pois saber avaliar sua equipe, faz parte das competências de um bom líder!
AVALIAÇÃO LIDERADO > LÍDER
Avaliar seu gestor é importante para contribuir com o desenvolvimento dele como líder.
Utilize como referência o último semestre e avalie com sinceridade e responsabilidade!
SIGNIFICADO DE CADA CLASSIFICAÇÃO E NOTAS
1
LOW PERFORMER
Não atinge as expectativas na maioria das competências, necessitando de plano direcionado para reversão do quadro.
2
REGULAR PERFORMER
Fica abaixo das expectativas e necessita de atenção e acompanhamento próximo para desenvolvimento das competências mais críticas.
3
GOOD PERFORMER
Atende as expectativas com potencial de crescimento.
4
GREAT PERFORMER
5
TOP PERFORMER
Supera as expectativas de maneira geral, demonstrando alinhamento à cultura da empresa.
É referência para a empresa, demonstrando alinhamento total à cultura e agindo como propagador dos valores.
A nota final é a média de todos os conceitos
Régua de Avaliação
Sempre
Muito Frequente
Frequentemente
Raramente
Nunca
COMPETÊNCIAS
As competências serão avaliadas em formato de perguntas, de acordo com a frequência que elas ocorrem
Comprometimento
O avaliado é engajado com as necessidades da empresa e cumpre os prazos de suas entregas?
Criatividade
O avaliado apresenta novas ideias e atua sem receio de sugerir mudanças e inovações? (Em processos e/ou produtos).
Senso Crítico
O avaliado atua com facilidade em interpretar, avaliar e relacionar dados de forma lógica para criar sua própria opinião?
Aprendizagem Contínua
O avaliado busca aprender técnicas mais modernas e compartilha o conhecimento com o grupo?
Resiliência
O avaliado realiza seu trabalho lidando bem com as adversidades, pressões, imprevistos, obstáculos e conflitos?
Iniciativa
O avaliado cria oportunidades demonstrando entender as necessidades da empresa?
Qualidade
O avaliado preza pela excelência de suas entregas, não gerando erros ou retrabalho?
Relacionamento
O avaliado trata a todos com respeito e educação, tendo habilidade para dizer “o que precisa ser dito” em todos os assuntos em que é envolvido?
Produtividade
O avaliado otimiza seu tempo e recursos sem comprometer a qualidade na entrega de suas atividades?
Trabalho em Equipe
O avaliado trabalha em conjunto com outras pessoas, sendo da mesma equipe ou não, prezando pela entrega, relação e desenvolvimento da empresa?
Gestão de Rotina
Apenas para cargos de liderança e tem peso 2
O avaliado realiza o acompanhamento diário, semanal e mensal da equipe, de forma a garantir o cronograma das entregas?
Gestão de Pessoas
Apenas para Cargos de Liderança e possúi peso 2
O avaliado realiza o acompanhamento e 1:1 da equipe, a fim de auxiliar nas atividades, vivências e necessidades, engajando e potencializando seus liderados?
Liderança
Apenas para cargos de liderança e tem peso 2
O avaliado atua de forma inspiradora, sendo referência para sua equipe, apresentando seu pensamento estratégico e envolvendo seus colaboradores nos processos?
FLUXO
AUTOAVALIAÇÃO
AVALIAÇÃO DO GESTOR
LÍDER > LIDERADOS
AVALIAÇÃO DO LIDERADO
LIDERADOS > LÍDER
MÉDIA
O comitê não tem como objetivo calibrar todas as notas, mas sim, colaborar com a avaliação equalizando as percepções em relação aos conceitos e pares
COMITÊ ÁREAS
LIDERANÇA + HEAD/GESTOR
COMITÊ EMPRESA
HEAD/GESTOR + DIRETORIA
MÉDIA FINAL
QUAL O OBJETIVO DA
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO?
DESENVOLVIMENTO
Iniciativas de treinamento sejam técnicos, comportamentais, coaching, mentoring, PDI e PDL
Movimentações sejam de reconhecimentos por mérito (em sua senioridade) ou promoção (alcance de outros desafios), movimentações laterais e transições.
SUCESSÃO
Diagnosticar o potencial de entrada em uma posição para um crescimento vertical ou horizontal.
ICP e ILP
Reconhecimento monetário, o ICP (Incentivo de Curto Prazo) é a PLR e o ILP (Incentivo de Longo Prazo) para cargos de gestão.
FEEDBACK
COMO DAR UM BOM FEEDBACK?
1 – O feedback é uma ferramenta de evolução profissional
Ao elaborar o feedback de seu liderado, reflita sobre a melhor forma de apontar questões positivas e negativas, lembrando sempre que o feedback é para ajudar no crescimento profissional e pessoal!
2 – Tenha uma estratégia!
Existem várias formas de dar o feedback e pra te ajudar, temos um exemplo:
Regra dos três:
-
Mostre o contexto da situação
-
Dê um exemplo de comportamento ou procedimento que foi observado
-
Explique as consequências e finalize propondo a melhoria
3 – Planeje com antecedência
Escreva os tópicos que precisam ser abordados com o colaborador e pense na melhor forma de conceder o feedback. Ao planejar, evitamos as falas inadequadas em um momento sensível, que são comuns no improviso.
4 – Feedback é diálogo
Procure não transformar o feedback em um discurso sobre o desempenho do colaborador. O objetivo é transmitir as informações de maneira clara, direta e concisa, bem como ouvir o ponto de vista do avaliado.
5 – Estimule a reflexão
Utilize questões para estimular a reflexão sobre o desempenho mais do que a culpabilização. Pergunte o que o colaborador faria de diferente, como ele chegou às decisões tomadas, como a empresa poderia contribuir para melhorar o desempenho etc.
Você pode acessar sua autoavaliação durante sua 1:1 de feedback, viu?
Basta selecionar a aba Responder e clicar em Ver respostas.
4
PDI
O Programa de Desenvolvimento Individual (PDI) será elaborado por cada colaborador, após o feedback da avaliação e será alinhado com o líder quais as questões em que precisa se desenvolver ou potencializar.
O colaborador pode iniciar quantos planos de ação achar necessário e atualizar suas realizações na plataforma.
O gestor poderá acompanhar o progresso do colaborador em cada PDI criado
1:1
O 1:1 é um processo fundamental no acompanhamento de seus liderados e pares, facilitando o alinhamento de atividades, expectativas e projetos individuais.
O formulário para agendar é bem simples e pode-se tornar recorrente (semanal, quinzenal...)
E pode ser feito entre o líder e colaborador ou entre os colegas.
Ao iniciar o 1:1 é possível realizar anotações e criar assuntos, ambos podem visualizar as informações adicionadas na reunião
DICAS DA PLATAFORMA
Como navegar pela plataforma?
Produtos
Liderança
Suporte
da Qulture
Como avaliar várias pessoas ao mesmo tempo?
Na hora de avaliar, você pode responder todos os formulários ao mesmo tempo e visualizar as notas atribuídas a cada avaliado.
Essa avaliação comparativa serve para todos os formulários: Autoavaliação, Avaliação do Gestor e da Equipe.
Existe um ditado popular sobre os feedbacks:
“O ser humano nunca fica sem feedback,
se ele não recebe, ele cria”
O feedback (correto) é fundamental para o desenvolvimento do profissional, tanto em pontos a desenvolver quanto em pontos fortes!
O retorno sobre suas entregas, relações e comportamentos são fundamentais na evolução, desde que seja realizado de uma forma organizada e responsável.
1:1 – CONCEITO E AGENDAMENTO
Você pode agendar suas 1:1 com seu líder, liderados e colegas de trabalho.
Clique para sincronizar sua agenda do outlook com seus 1:1
Para agendar
um 1:1
Os 1:1s têm um impacto enorme na vida de um colaborador e são fundamentais para uma força de trabalho engajada.
Existem diversos benefícios do 1:1, entre eles:
-
a sensação, do colaborador, de que alguém se preocupa com ele no nível pessoa
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de que alguém se preocupa com ele em termos de desenvolvimento e carreira
-
de que ele é ouvido no ambiente profissional